No dia 26 de outubro a Coordenadora Distrital das CA dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, acompanhada das Damas da Casa da Amizade do Guará, Núcleo Bandeirante, Taguatinga Oeste visitou as Casas da Amizade de Sobradinho e a CA Sobradinho Serrano.
Na oportunidade conheceu de perto os valiosos projetos desenvolvidos pelas duas casas que em setembro completou 45 anos de existência, tais como: Enxovais para Crianças, Você no Coração que consiste em confeccionar almofadas em formato de coração, as quais são doadas as mulheres que passam por cirurgia mamária no setor de Oncologia do Hospital de Base. As almofadas são colocadas debaixo do braço para aliviar a dor física e emocional das pacientes, reduz o inchaço, ajuda a elevar a autoestima pelo carinho e amor depositado neste simples ato. São doadas 30 almofadas a cada 3 meses. Também entregam cabelos e tecidos na fabrica de perucas do Hospital de Base, onde são confeccionadas as perucas e turbantes para a paciente com cancer de mama.
Outra ação importantíssima das Casas é em apoio ao projeto do Rotary no Setor Neonatal com as crianças prematuras no setor neonatal na maternidade dos hospitais. O nome do Projeto é Colo e Aconchego. No mês de novembro é chamado no Hospital de novembro roxo pela prematuridade das crianças que nascem com menos de 37 semanas. A cor roxo tem uma simbologia para a maternidade pela sua sensibilidade, individualidade, transmutação. As crianças ficam na incubadora e as mães precisam se afastar. Daí surgiu um estudo sobre uma faixa de 3 metros, método canguru, onde a mãe envolve a criança em seu corpo nu e fica com ela ali sentindo o calor e os batimentos da mãe. Com isso elas vão se desenvolvendo e ganhando peso. As Casas buscaram orientações com a enfermeira chefe sobre o tipo de tecido, buscando costureiras para a confecção das faixas. No dia 17 de novembro será feito um resgate das crianças salvas por este método quando o Rotary reunirá as crianças e entregará o material. As Casas oferecerão o lanche.
Na ocasião a pedido das Casas a CD Sônia Feitoza plantou uma Boungainville como iniciativa para a plantação do jardim na sede das Casas e uma alusão ao Projeto Reflorestando o Brasil, no qual as Casas Da Amizade de Sobradinho e Sobradinho Serrano não participaram.
Comentários